quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Principais projetos da instituição    

A creche tem um cronograma anual que prevê atividades de humanização e aperfeiçoamento dos recursos humanos, dentre dos projetos transversais desenvolve proposta de trabalhos com a diversidade humana.

·                    Leitura em foco - as histórias de conto de fadas  é uma maneira de fazer as crianças  desenvolverem sua imaginação no universo literário e ampliando seus  conhecimentos sua compreensão é pequena, porém entende mais do que consegue reproduzir. Seu vocabulário é acanhado, mas aprende com facilidade novas palavras. E isto faz a criança criar novas historias colocando suas  vivências do dia-dia, e com isto despertar na criança o hábito de ler, pois ela  deve ter  contato  com a linguagem escrita ainda nos seus primeiros anos de vida para que possa entender a riqueza do mundo da língua escrita e desenvolver a linguagem..
Para Vygotsky “a linguagem tem um papel construtor e de propulsor do pensamento, afirma que aprendizado não é desenvolvimento, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer” (Vygotsky, 1991 p. 101). A linguagem  é consideradas como o combustivel do  pensamento, diferentemente o que diz  a concepção desenvolvimentista que promive o desenvolvimento como a base para a adquirir a linguagem. Vygotsky defende que “os processos de desenvolvimento não coincidem com os processos de aprendizagem, uma vez que o desenvolvimento progride de forma mais lenta, indo atrás do processo de aprendizagem. Isto ocorre de forma seqüencial”. (Vygotsky, 1991 p. 102)

·               Alimentação saudável – Conforme mencionado anteriormente a maioria das crianças passam 12 horas na creche, por isto e importante orientá-las da importância de uma alimentação saudável e quais doenças que o alimento pode prevenir, qual seus benefícios e o que pode acontecer quando nos alimentamos erradamente, as diferentes doenças que pode acarretar com os maus hábitos. Podemos ter uma melhor qualidade de vida, tendo uma alimentação saudável. 
As crianças  necessitam de  nutrição específica. Dar uma alimentação saudável é essencial para permitir o seu normal crescimento físico e desenvolvimento intelectual.

 Relação com a comunidade
                        A administração as Creche Cantinho do Céu se da de forma democrática, tendo como base o dialogo aberto,  buscando a realização do plena compromisso assumido diante a comunidade local, no sentido de educar, ensinar e cuidar de maneira participativa e cooperativa, com muito carinho e dedicação.
·             Ação Social – Sentindo a necessidade de integração creche sociedade, é que foi desenvolvido o projeto de ação social eu também posso, que e desenvolvido no mês de outubro onde fazemos uma bela festa para as crianças da creche e as crianças da comunidade, trazendo para as duas uma interação e convivo harmonioso. Na oportunidade é servidas guloseimas para as crianças, do tipo cachorro quente, algodão doce, pipoca, refrigerante, pirulito, balões e muitas brincadeiras, utilizando cama elástica, escorregador, pula-pula e etc.  A realização é em parceria com o comercio local, pois tudo é de graça para a criançada, a família e integrantes da creche. 
Piaget afirma que "adquirida a linguagem, a socialização do pensamento manifesta-se pela elaboração de conceitos e relações e pela constituição de regras”. É combina na medida.  “Até que o pensamento verbo-conceptual é transformado pela sua natureza coletiva que ele se torna capaz de comprovar e investigar a verdade, em contraste com os atos práticos dos atos da inteligência sensório-motora e à sua busca de êxito ou satisfação" (Piaget, 1975 p. 115).         
O objetivo deste trabalho e mostrar que pequenas ações fazem diferença em nossas vidas, nos tornam mais solidários, obedientes, tementes a Deus. Não podemos deixar de lado a família, pois ela é a base da vida de uma criança, pensando neste contexto   e que se faz  necessário trabalhar a importância da família em nossa vida, e trabalhar também as diferenças entre famílias e o próximo,  principalmente fazer nascer o amor dentro de todos, que com certeza fará muita diferença em suas vidas no dia de amanha.  
O acréscimo  destes projetos no currículo escolar fazem uma grande diferença, pois os mesmos  possibilita  aos professores e alunos  abranger novos conhecimentos e facilitando a comunicação, e tornando mas fácil o ensinar e o aprender de forma ativa e reflexiva transformando  um  consciência do individuo que passa ser o principal protagonista  de sua própria história. É fundamental que o educador  transforme e crie novas maneiras para facilitar a assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula proporcionando  atividades diferenciadas de avaliação. Percebemos que  é de  importantíssimo  trabalhar com projetos contextualizados na realidade das crianças , contudo faze a necessidade  constituir uma relação amável procurando conhecê-los mas de perto, fazendo os descobrindo novos seus interesses. Com estes projetos podemos abranger o  desenvolvimento  possibilitando ao educando e ao educador a descoberta das competências e habilidades que até então seria uma incógnita, Com o desenvolvimento deste projetos estaremos possibilitando a construção de novos caminhos baseado num  aprendizado significativo para a formação intelectual e social do individuo.
            A creche é o primeiro  ambiente de socialização e de formação de indivíduos e  cidadãos e onde as crianças recebem sua primeira formação, faz-se  necessário que essa formação aconteça de forma participativa, reflexiva e democrática para que os educandos aprendam a lidar com as opiniões diferenciadas e com as disparidades . O processo democrático de formação de consciência dos educandos  é processo lento porém tem que ser de forma continuada,  é de suma importância a participação da família e da comunidade e de colaborando com suas opiniões e  culturas diferentes. Transformando  a escola em um ambiente agradável é que condiz com  a realidade da comunidade local.  
           
“Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."
(Carl Rogers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário